“Honrem a toga”, diz presidente do TJSP aos aprovados nos exames orais do 190º Concurso de Ingresso na Magistratura

18/06/2024

Notas pulgadas nesta terça-feira (18).

O Tribunal de Justiça de São Paulo pulgou, hoje (18), as notas dos exames orais do 190º Concurso de Ingresso na Magistratura. Dos 153 candidatos submetidos aos exames, foram aprovados 132, que seguem para a avaliação de títulos, quinta e última etapa do certame. Confira aqui todas as notas. Realizada no Palácio da Justiça, a sessão pública para abertura dos envelopes foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e pela presidente da Comissão de Concurso, desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e da Comissão.

Durante os exames, os candidatos foram avaliados pelos critérios de domínio do conhecimento jurídico, adequação da linguagem, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação e uso correto do vernáculo. Foram aprovados nos exames orais aqueles que obtiveram nota média igual ou superior a seis.

O presidente Fernando Antonio Torres Garcia parabenizou os aprovados e reiterou àqueles que seguem no concurso a responsabilidade de exercer a Magistratura paulista. “Precisamos de juízes, mas não qualquer juiz. Precisamos de bons magistrados, comprometidos e dedicados à causa da Justiça. Um único recado: honrem a toga. Todos aqueles que honrarem serão 100% amparados por este Tribunal”, declarou o magistrado, que também deixou uma mensagem de incentivo aos candidatos que não foram aprovados. “Não desanimem, pois a Magistratura está aberta a todos”, disse.

A desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida agradeceu a todos os integrantes da Comissão e aos servidores da Justiça que auxiliaram na condução do certame, em especial aos funcionários da Secretaria da Magistratura (Sema), e destacou o alto nível de qualificação dos concorrentes. “A missão foi cumprida e não foi nada fácil. Quero cumprimentar todos os aprovados e também aqueles que, infelizmente, não conseguiram. Foi um concurso muito concorrido e todos que chegaram aos exames orais tinham muita capacidade. Valorizem essa carreira”, declarou a desembargadora.

Também prestigiaram a sessão pública os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); os desembargadores Alexandre Alves Lazzarini, Vicente de Abreu Amadei, Flora Maria Nesi Tossi Silva e Alexandre Carvalho e Silva de Almeida e o advogado Rogério Mollica, que integraram a Comissão de Concurso como suplentes; além de muitos magistrados, candidatos acompanhados por familiares e amigos, e servidores da Justiça.

190º Concurso de Ingresso na Magistratura – Iniciada em abril do ano passado, a primeira fase do concurso contou com 15.942 inscritos, dos quais 1.796 foram habilitados para a etapa discursiva, seguida das fases de sindicância de vida pregressa, de exames de sanidade física e mental e de avaliação psicológica. 153 candidatos se classificaram para os exames orais. Os aprovados seguem para a avaliação de títulos, última etapa do certame, de caráter classificatório. Confira o edital para mais informações.

Comissão:

Presidente: desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida

1º Suplente: desembargador Vicente de Abreu Amadei

2º Suplente: desembargador Milton Paulo de Carvalho Filho

Seção de Direito Criminal

Titular: desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho

1º Suplente: desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida

2º Suplente: desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves

Seção de Direito Privado

Titular: desembargador Gilson Delgado Miranda

1º Suplente: desembargador Alexandre Alves Lazzarini

2º Suplente: desembargador Marcelo Fortes Barbosa Filho

Seção de Direito Público

Titular: desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro

1º Suplente: desembargador Francisco Antonio Bianco Neto

2ª Suplente: desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva

Representantes do MPSP

Titular: procurador de Justiça Sérgio Turra Sobrane

Suplente: procuradora de Justiça Ana Lúcia de Menezes Vieira

Representantes da OAB

Titular: advogada Fernanda Tartuce Silva

Suplente: advogado Rogério Mollica

imprensatj@tjsp.jus.br