Corregedora-Geral da Justiça e Juiz Diretor do Foro recebem Comenda do 12° BPM de Caxias do Sul

09/09/2024

Os 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul foram celebrados em solenidade realizada nesta segunda-feira , no anfiteatro da Universidade de Caxias do Sul . Na ocasião, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, e também o Juiz Diretor do Foro da Comarca, Darlan Élis de Borba e Rocha, foram agraciados com a Comenda do 12º BPM.

A homenagem tem por objetivo distinguir autoridades, oficiais, praças e personalidades civis que se destacaram na promoção do desenvolvimento, na harmonia social e no reforço positivo da imagem do batalhão.

A Desembargadora agradeceu o reconhecimento, compartilhando a honraria com todos que trabalham na promoção da harmonia social. "Essa distinção reflete o compromisso da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul com o bem-estar da comunidade. Estou profundamente agradecida por essa honraria, e reitero o compromisso da Corregedoria de continuar trabalhando em sintonia com a Brigada Militar e demais instituições do Estado, sempre buscando a excelência e, tanto quanto possível, a integração em nossas ações, tudo em prol da população", afirmou.

O Juíz Darlan ressaltou a atuação integrada entre o Judiciário e as instituições de segurança pública. “Em Caxias, verificamos um grande entrosamento da Brigada Militar com o Judiciário, e também com o envolvimento do Ministério Público. Sempre que necessário, a BM está presente, dando o apoio necessário”, afirmou o magistrado.

O Jornalista Cleber Benvegnú, sócio fundador da Critério, ministrou uma palestra sobre reputação.

O Secretário de Segurança Publica do Estado, Sandro Caron de Moraes, parabenizou o batalhão pela data. Ele também ressaltou a integração entre as instituições e forças de segurança do Estado. “Segurança pública é trabalho em equipe”, frisou.

12º BPM

O 12º BPM, conhecido como Doze, é comandado pelo Tenente-Coronel Ricardo Moreira de Vargas. Ele homenageou os policiais militares que fazem parte da história da corporação. “É fácil falar da grandeza dos nossos policiais militares que estão nas ruas. Mas ao mesmo tempo é difícil falar do Doze, encontrar palavras que materializem a sua importância para Caxias do Sul. O Doze não é apenas um quartel; são homens e mulheres que saem todos os dias às ruas para proteger mais de meio milhão de pessoas”.

A unidade foi oficialmente instalada em 09/09/74, na Rua Visconde de Pelotas, próximo às garagens da Prefeitura Municipal, com um efetivo de 14 oficiais e 295 praças. Em 14/03/75, mudou-se para a atual sede, na Rua Travessa Santa Maria nº 900, Bairro Kayser. Em 28/12/08, um incêndio atingiu o terceiro piso do prédio central. O local passou por reforma e, em meados de 2010, a sede foi reinaugurada. O batalhão é composto por três companhias de policiamento e um centro integrado de operações de segurança pública.

O Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, Coronel Eduardo Michel, destacou a satisfação de celebrar “meio século de dedicação, coragem e compromisso com a proteção da comunidade”. “Esta celebração é um tributo a cada pessoa que faz parte dessa história”, ressaltou.

Já o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, falou sobre os desafios do dia a dia, citou a queda de indicadores de criminalidade em Caxias, no mês de agosto. “Cada policial militar que trabalha por esta cidade tem participação nesses números. Um trabalho incansável realizado ao longo deste último ano”.

Presenças

A cerimônia foi prestigiada pela Vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marisol Santos; o Procurador do Estado Rafael Velasquez Orosco; o Juiz do Trabalho Marcelo Porto; o Promotor de Justiça Adrio Rafael Gelatti; o Chefe da Polícia Federal em Caxias, Delegado Federal Claudino Alves de Oliveira; o Chefe da Polícia Rodoviária Federal em Caxias, Jonatas Josué Nery; o ex-governador do RS, José Ivo Sartori; o Delegado Regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto; o Subcomandante da BM, Coronel Douglas da Rosa Soares; o Reitor da UCS, Gelson Rech, entre outras autoridades.